segunda-feira, setembro 18, 2006

CURIOSIDADE - Peixe com patas e bico ( Peixe Morcego )

Peixe com patas e bico é pescado em São Gonçalo
RIO - Pescadores da Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, tiveram na manhã desta quinta-feira uma surpresa ao recolher uma rede: pegaram um peixe com bico e patas. Segundo especialistas, o animal é conhecido como peixe-morcego e, ocasionalmente, pode ser encontrado na Baía de Guanabara. Mas foi a primeira vez que pescadores da colônia da Praia das Pedrinhas viram o espécime.
- Sou pescador há mais de 20 anos e nunca vi coisa igual. É um peixe muito feio - disse Emmanuel Gomes da Silva, que ganhou o animal de um outro pescador, acrescentando: - Não vou ficar com ele, não. Agora que todos já viram, vou soltá-lo. Fizeram até fila na porta da minha casa. Cada um dizia uma coisa diferente, chegaram a garantir que ele era venenoso e perigoso.
Emmanuel disse ainda que, depois de muitos palpites, o estranho visitante da Praia das Pedrinhas foi batizado de "Lulassauro". E explicou:
- Só ele sobrevive no meio de tanta podridão.

De acordo com a bióloga Amanda Carvalho de Andrade, do Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira, da UFRJ, o peixe-morcego recebeu este nome por causa de sua estranha aparência. Segundo a especialista, ele tem patas porque não nada muito bem.
- Na literatura, ele é descrito como um peixe de aparência grotesca. Mas ele é inofensivo. Como não tem carne boa para consumo, não é muito conhecido - disse a bióloga.

Possuem aberturas branquiais colocadas atrás das nadadeiras peitorais. Sua coloração é geralmente marrom-cinza no dorso, laranja, amarela ou até mesmo vermelha no ventre. Atingem 30 cm. Ocorrem em águas tropicais de todo litoral americano do Atlântico, de 0 a 200 metros de profundidade. São peixes que vivem em contato direto com o fundo do mar, andando lentamente com as patas formadas pelas nadadeiras ventrais e peitorais.
Vivem em águas rasas e quentes, em fundos de areia, lodo, pedras ou recifes de coral. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos que atraem com seu penacho em forma de isca (ilício).




2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei de conhece-lo, por foto é claro. Já ouvi falar , porem não conhecia por foto, aliás muito bem explicita. Obs: Foi sugestão como ésta que lancei no GPP, ou seja criarmos um album com fotos reais. E não pinturas ou desnhos ,como são muito comuns.
Parabéns mesmo.
Valeu. e muito sucesso ao Blog e aos pescadores

HUNGARO
jhungaro@sabesp.com.br

Vasconcelos disse...

Vi esse peixe ontem mergulhando em Gamboa/Ba. Dei um google pra tentar encontrar alguma imagem... pena nao ter fotografado!!!